quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Combate a desinformação da Dengue

Não permita que essa aí tenha "bebês" na sua casa
O verão nem chegou mas o alerta já foi ligado para um novo surto de Dengue. Combater os focos do mosquito não é nenhum bicho de sete cabeças. Tomar certos cuidados não custa nada e evita aborrecimento e até mortes. A prevenção é tão simples, mas muita gente não dá importância e ocorre o surto. Tudo bem, um problema é com a segurança. Muita gente não confia abrir a porta da casa para os fiscais sanitários. Hoje em dia o mundo do jeito que tá, não dá para facilitar, mas não deixe de fazer a sua parte. Torne-se o seu próprio agente de saúde e proteja a sua família. Se cada um se focar em resolver o que está ao seu alcance e dentro da sua realidade, já é muita coisa.

Eu dei sorte. Eu abri a porta para um agente de saúde e ele colocou o tal pozinho em todos os ralos. Quis saber o que era aquilo. Ele disse que é uma mistura à base de sal, soda cáustica e cloro, “ingredientes” que todo mundo conhece e tem acesso. Ele me orientou que a ação do pó tem validade, tendo que renovar pelo menos uma vez por semana.


Pronto taí a solução. Uma rotina tem que ser adotada na casa da gente. Colocar uma tampinha de de água sanitária com uma colher de sopa de sal, ou cloro, ou soda cáustica em ralos onde a água fica parada. Esse cuidado simples alcaliniza a água e impede a proliferação das lavas do mosquito.


Deixo aqui o meu alerta e saibam que eu estou fazendo a minha parte. Não só na minha casa, mas na minha rua e na minha vizinhança. Por que não adianta você cuidar, se seu vizinho te boicota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário