quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Cadeira cativa

4Rodas

Começou a vigorar ontem, 1º de setembro, uma lei que obriga o uso de cadeirinhas para transportar crianças no banco de trás dos veículos de passeio. Bebês de até um ano devem viajar no “bebê conforto”, crianças de um à quatro vão na cadeirinha e de quatro a sete e meio,(por que 7 anos e meio?) a criança tem que sentar num suporte de elevação. A resolução é do Conselho Nacional de Trânsito e vale para todo Brasil. O motorista que descumprir a medida, vai desembolsar R$191,54 de multa e ainda perderá 7 pontos na habilitação, pela infração considerada gravíssima.


Isso no papel é muito lindo. Uma medida padrão vai acomodar as crianças e os bebês atrás com toda a segurança no nosso carro. Mas e no carro dos outros? Por exemplo: eu não tenho filhos (ainda), e quero dar carona para uma mãe com filho pequeno. Se me pararem na blitz como vou explicar que não sou obrigada a ter cadeirinha? Esse é um ponto. E os taxis? Vão ter que andar com a cadeirinha na mala preparados para o caso de entrar um passageiro infantil? E as vans? E os transportes escolares? Essa lei é um surto! Tudo bem que ainda não estão multando, mas e depois quando for pra valer? Quem ainda não comprou o acessório, não passeia com a criança?


Outro inconveniente é a idade dos pimpolhos. Tem que andar com a certidão de nascimento para cima e para baixo, para provar que está utilizando a proteção certa. E se a criança tiver 11 e aparentar 7? E o contrário? Se a criança tiver 4 com corpo de 6?


Sem contar que a cadeirinha é muito mais cara que a multa. Daí vc paga o dobro para não ser multado? Huahuahuahuah.


Não quero gerar polêmica com essa discussão. Concordo em transportar crianças com a máxima segurança, mas ainda tá faltando esclarecer muitos pontos desse regulamento. E outra coisa, acho que a própria segurança no trânsito deveria ser uma decisão pessoal. Você é obrigado a usar cinto, obrigado a usar capacete e muita gente não usa e pronto. Essa turma tem que arcar com as consequências. Diferente da lei seca que é uma imprudência sua que pode vitimar os outros.

Um comentário:

  1. Querida Dri
    Sou suspeita em comentar seu blog, pois tudo o que você faz ganha um toque especial.
    Você é organizada, capricha em todos os detalhes, é criativa, etc., etc.....
    Não falei que eu era suspeita?
    Ah, faltou uma coisinha. Adoro você, aliás, vocês.
    Beijos saudosos.
    Tia Beta

    ResponderExcluir